REPOSITÓRIO
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Este repositório, vinculado ao III Workshop Liderança em Mobilização de Pessoas (2021), tem o intuito de armazenar, organizar e disseminar amplamente as experiências sobre mobilização social, a fim de incentivar outras pessoas no exercício da cidadania e na participação social.
O repositório foi construído com relatos de pessoas que participam/participaram de projetos que envolvem a temática central, conselheiros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
participantes do projeto de extensão
Projeto de Cultura e Extensão
Liderança e Mobilização Social: estimulando a compreensão da participação social em saúde em alunos do ensino público fundamental.
Este projeto de extensão apresenta como objetivo geral desenvolver habilidades de liderança e mobilização social em saúde em alunos do ensino fundamental (11 a 12 anos), na cidade de Ribeirão Preto (SP). O projeto é desenvolvido por alunos de graduação em enfermagem que promovem atividades educativas sobre os seguintes temas: cidadania, democracia, direitos e deveres, participação social, liderança, mobilização social em saúde e Conselho Municipal de Saúde. As atividades são desenvolvidas utilizando métodos ativos que visam o diálogo, trabalho em grupo e a troca de experiência entre os alunos. Os resultados do projeto têm demonstrado o desenvolvimento de habilidades de liderança e mobilização social em saúde entre alunos que podem ser replicadas em outros contextos.
Maria Luiza dos Santos Barbosa
Letícia Olandin Heck
Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Vice-Presidente da Liga de Direitos Humanos e Saúde da EERP/USP. Embaixadora do Mapa Educação.
"A participação no projeto foi muito interessante e possibilitou a aproximação com alunos do ensino fundamental que não tinham o contato com o tema, ou que nunca discutiram, realizaram atividades sobre o mesmo. Compreender o que os alunos entendiam sobre o tema, como a participação social se fazia presente ou não no cotidiano deles foi essencial no processo de planejamento das atividades e também no incentivo às discussões e reflexões. Muitos nunca haviam conversado sobre o tema, em que trouxeram definições muitas vezes distantes do que estávamos propondo, mas ao longo das atividades foi possível ver o crescimento e compreensão dos alunos acerca do assunto e também o nosso, enquanto mediadores das atividades. Enfim, o contato e a construção dos conhecimentos em conjunto foi muito gratificante e contribuiu muito para que eu compreendesse a realidade dos alunos daquela faixa etária e também como isso reflete na atual sociedade. Além também de observar que as escolas não abordam tais temáticas e como é essencial que haja um contato desde o ensino fundamental para que o aluno construa gradualmente suas opiniões a partir do entendimento de conceitos básicos que envolvem a participação social, os direitos humanos, o funcionamento da rede de saúde, etc. Pois a partir disso, os alunos tem a oportunidade de se aproximarem e participarem de debates, de decisões sociais que impactam na vida de todos, enfim, de serem cidadãos ativos e interessados."
Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Vice-Presidente da Liga de Direitos Humanos e Saúde da EERP/USP. Embaixadora do Mapa Educação.
Brenda Alice Vidigal
Raquel Helena Hernandez Fernandes
Mellory Almeida dos Santos
Lúcia Helena de Araújo Hernandez
Enfermeira pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA). Mestranda em ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP- USP).
Advogada pela Faculdade de Direito de Franca. É especialista em Criminologia, pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. É mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). É doutoranda em Ciências pelo programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Foi docente de Ética Profissional e Direito em Saúde de cursos técnicos da área de saúde. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES). É membro do Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHus).
Estudante Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Aluna bolsista do projeto de extensão: "Tecnologia educacional virtual no desenvolvimento de competências e iniciativas em empreendedorismo de alto impacto social". Participante do curso de capacitação em Empreendedorismo do SEBRAE-SP. Desenvolveu o projeto de extensão de Participação Social no ano de 2017.
"Participar do projeto foi muito gratificante tendo em vista que pude acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante as atividades propostas, eles ficaram interessados e foram criativos. Além disso, se tornaram elo entre o que aprenderam e o que seus familiares precisavam saber sobre o sistema de saúde, seus direitos e deveres como cidadãos usuários. Foi um projeto de grande importância para a escola que nos dias de hoje precisa urgentemente extrapolar os seus muros!"
Professora da Escola Estadual Dr. Meira Júnior. Escola que o o projeto de extensão de Participação Social realizou atividades.
conselheiros
Maria Aparecida Silva
Conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, representante da Associação de Bairro e Moradora de Ribeirão Preto (segmento dos usuários).
Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde
O CMS é um órgão deliberativo presente na estrutura da esfera municipal. Os conselheiros são fundamentais para a formulação de estratégias, na promoção e no controle social. Este órgão é fundamental para diminuir o distanciamento entre comunidade e Estado e cria condições para que o cidadão usuário do SUS, possa participar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para o município e que visem as reais necessidades da população, tendo em vista que a maioria da sua composição é formada por usuários do SUS.
Diva Gonçalves dos Santos Palucci
Conselheira honorária do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto-SP. Atua como presidente do Conselho local do Centro de Saúde Escola no bairro VilaTibério, em Ribeirão Preto-SP. Ex- presidente do Conselho Municipal do Idoso. Fundou a Comissão Local de Saúde entre os anos de 1999 e 2000. Gratificada com o titulo de cidadã ribeirão-pretana em 2017.
público geral
Júlia Casemiro Barioni
"Durante a graduação em Enfermagem na EERP-USP tive a oportunidade de participar como usuária do SUS da Etapa Regional da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres em 2017. A experiência foi brilhante, pude ver gestores, trabalhadores e usuários reunidos em prol das diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Foi possível contribuir com a elaboração de propostas nas seguintes temáticas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres, o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, as vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e políticas públicas para mulheres e participação Social."
Enfermeira Licenciada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São-Paulo (2012-2017). Pós-graduada em Atenção ao Câncer pelo Programa de Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2018-2020). Ocupa o cargo de Enfermeira responsável pelo setor de Doação de Gametas na Clínica SEMEAR Fertilidade (2020-até o presente momento).